Que tipos de incidentes rodoviários envolvendo veículos comerciais são mais frequentes? De acordo com o serviço de assistência rodoviária da Euromaster, denominado "OK24Horas", 80% das avarias registadas estão relacionadas com os pneus.
Destes serviços de assistência relacionados com os pneus, a maior parte diz respeito à mudança e à substituição completa de um pneu, bem como à reparação de um furo e à montagem de uma jante. A seguir aos pneus, o tipo de assistência mais comum é a montagem de vários tipos de peças sobresselentes na estrutura do camião (14,5% das intervençõese os trabalhos relativos à reparação de uma avaria mecânica (3,5%).
Para além disso, OK24Horas já está preparado para lidar com novos tipos de alertas, neste caso os enviados pelos dispositivos TPMS (sistema de monitorização da pressão e temperatura dos pneus), antecipando assim a possível paralisação do veículo devido a um furo, ou mesmo um possível acidente devido a um pneu rebentado.
Durante 2024, OK24Horas registou mais de 2.000 serviços em Portugal, o que representa um aumento de 12% nos trabalhos realizados em relação a 2023. Quanto ao tempo médio para a resolução total do incidente, ou seja, desde o momento em que é comunicado até o camião voltar à estrada, o tempo médio foi de mais de duas horas.
Nas palavras do Diretor Geral da OK24Horas, Miguel Brunet, “o tempo de resposta de cerca de duas horas é possível graças à gestão eficaz dos canais de comunicação, que permitem uma notificação rápida e uma assistência rápida. Esta digitalização da comunicação é também fundamental para a gestão das expectativas, uma vez que o condutor pode acompanhar a operação, o que gera tranquilidade e paz de espírito. Toda esta rapidez e eficácia no serviço prestado e no tempo de resposta também foi possível graças à nossa grande rede de profissionais em toda a Península Ibérica, composta por mais de 450 pontos de serviço e mais de 2.500 veículos móveis”.
Fonte:Euro Transporte