Uma nova palete de plástico reciclado e reciclável chega em um momento crucial para o setor.

No início de abril de 2025, a Relicyc revelou o Logypal 7, uma palete de plástico reciclada e reciclável projetada para logística alimentícia, farmacêutica e industrial. O anúncio vem em um momento crucial para o setor, que enfrenta os desafios do novo Regulamento de Embalagens e Resíduos de Embalagens (PPWR) e a crescente demanda por soluções sustentáveis dos mercados globais. Neste contexto, a Relicyc, empresa com mais de 40 anos de experiência na recuperação e reciclagem de plástico e madeira, oferece um produto que combina qualidade de construção, respeito ambiental e rastreabilidade digital.


Feito inteiramente a partir de poliolefinas recicladas, o fabricante afirma que esta palete garante resistência, facilidade de manuseio e alta repetibilidade de uso, tornando-a ideal para prateleiras, transportando cargas com ampla faixa de peso e uso em ambientes controlados. A abordagem integrada da Relicyc começa com a recuperação de materiais plásticos em fim de vida, passa por uma gestão responsável da reciclagem e termina com a produção de uma palete de alto desempenho, pronta para reentrar no ciclo logístico. Cada fase do processo é projetada com uma perspetiva ambiental, graças também ao software de controle de consumo de energia em tempo real e a um projeto que reduz os requisitos de energia.


A versão mais inovadora do Logypal 7, adequada para contacto direto com alimentos, está em conformidade com os regulamentos do Haccp. Isso o torna perfeitamente utilizável nos setores de alimentos, saúde e farmacêutico, inclusive nos armazéns clínicos, hospitalares ou ambulatoriais. Uma evolução que responde à crescente demanda por materiais seguros e higienicamente controláveis, sem sacrificar a sustentabilidade. "O desafio da impressão com material reciclado requer experiência e investimento", explica Simone Frezzato, CEO da Relicyc. "A simulação do fluxo de material no molde foi crucial para a obtenção de uma palete que combina força, qualidade estética e facilidade de manuseio."


Fonte:Foro Transporte Professional 

Categoria:Geral