Nove mortos após carrinha com atletas adolescentes ser abalroada e esmagada por camião no sul do Brasil

Atletas regressavam a casa depois de terem conquistado várias medalhas, entre elas de ouro, num campeonato de remo realizado em São Paulo.


Nove pessoas, entre elas sete adolescentes de uma equipa de remo de um clube fundado por portugueses da cidade de Pelotas, no estado do Rio Grande do Sul, no sul do Brasil, morreram num brutal acidente rodoviário ocorrido no final da noite deste domingo, no horário local, já madrugada desta segunda-feira em Lisboa, no interior do estado vizinho, Paraná. Uma carreta (camião de grande porte) que carregava um enorme contentor pesando muitas toneladas abalroou a carrinha onde seguia a equipa de atletas e depois caiu sobre o veículo.


O acidente aconteceu pouco depois das 21h40 locais (01h40 da madrugada na capital portuguesa) na altura da cidade de Tijucas, na região de Guaratuba, na estrada conhecida como BR 376, que liga os estados do Paraná e Santa Catarina. Os atletas regressavam a Pelotas, cidade onde viviam, depois de terem conquistado várias medalhas, entre elas de ouro, num campeonato de remo realizado em São Paulo.


Numa descida bastante íngreme na Serra do Mar, o camião pesado perdeu os travões, segundo o motorista, que sofreu somente ferimentos ligeiros, e bateu por trás na carrinha com muita violência. A viatura perdeu o controlo, foi catapultada contra um outro veículo que ia à sua frente, rodopiou várias vezes na estrada e foi novamente atingida pela carreta desgovernada.


Com o segundo impacto, o contentor que o pesado carregava desprendeu-se e caiu sobre a carrinha, esmagando-a. Morreram instantaneamente sete atletas, todos adolescentes, o técnico da equipa e o motorista, e, num verdadeiro milagre, o décimo ocupante do veículo, um adolescente de 17 anos, escapou com vida, sofrendo apenas ferimentos ligeiros.


Muitas horas depois da tragédia, às 10h00 desta segunda-feira (14h00 em Lisboa), as equipas de resgate ainda tentavam retirar o pesadíssimo contentor de cima da carrinha e resgatar os corpos das vítimas, e na BR 376, uma das mais importantes estradas do sul do Brasil, havia a essa hora um gigantesco congestionamento, de pelo menos 20 km quer para um lado quer para o outro. O adolescente que sobreviveu na carrinha e o motorista da carreta a essa hora já tinham sido socorridos e levados para um hospital na cidade de Joinville, no estado de Santa Catarina, mas não corriam risco de vida.


Os jovens eram atletas do Clube Centro Português 1º de Dezembro, de Pelotas, e participavam num projeto desportivo social chamado "Remando para o futuro", que tenta dar um futuro melhor para crianças e adolescentes da cidade através da prática desportiva aliada ao estudo.


A edilidade de Pelotas decretou luto oficial de sete dias e a cidade espera a chegada dos corpos dos seus jovens atletas para lhes render homenagem. 


Fonte: Correio Da Manhã 

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário