Este camião gasta menos que um SUV


Mercedes-Benz Inicia Viagem Histórica com Camiões Elétricos para Demonstrar Viabilidade em Longas Distâncias

A Mercedes-Benz está a apostar fortemente nos camiões elétricos como o futuro dos transportes e acaba de iniciar um teste que pode ser decisivo para a viabilidade deste tipo de veículos em rotas de longa distância. Denominada "eActros 600 European Testing Tour 2024", esta jornada visa testar dois camiões elétricos Mercedes eActros em várias condições reais, desde Frankfurt, na Alemanha, até ao Cabo Norte, o ponto mais setentrional da Europa, e depois até Tarifa, na Espanha.


Cada um dos camiões está equipado com três baterias de 207 kWh, totalizando uma capacidade de 621 kWh, e usa células de fosfato de ferro e lítio (LFP). Estas baterias podem ser carregadas com corrente contínua a uma potência de 400 kW. Para melhorar ainda mais a eficiência, a Mercedes está a trabalhar na norma MCS, que permitirá duplicar esta potência, possibilitando recarregar a bateria de 20 a 80% em apenas 30 minutos. Com paragens obrigatórias de 45 minutos para os camionistas, isso seria mais do que suficiente para quase carregar completamente os veículos.


Ao longo dos mais de 13.000 quilómetros de teste, ambos os camiões estarão totalmente carregados até à sua capacidade máxima. Os dados recolhidos até agora indicam um consumo médio de 111 kWh por 100 quilómetros, que, em termos energéticos, é equivalente a cerca de 10,13 litros de gasóleo. Este valor é bastante próximo dos consumos típicos de um SUV e significativamente mais baixo do que os 30 a 40 litros de gasóleo que um camião convencional consome.


Com uma carga completa, os eActros conseguem percorrer pouco mais de 500 quilómetros. Embora ainda fique aquém do alcance dos camiões a diesel, a Mercedes acredita que, considerando o preço do combustível e os benefícios ambientais, os camiões elétricos são uma alternativa cada vez mais viável para o transporte de longa distância.

Categoria:Geral

Deixe seu Comentário