Suíça faz manobras aéreas em autoestrada pela primeira vez desde a Guerra Fria
Quatro caças da Força Aérea da Suíça aterraram na principal autoestrada do país para testar capacidades de emergência do exército helvético.
Suíça faz manobras aéreas em autoestrada pela primeira vez desde a Guerra Fria
Quatro caças da Força Aérea da Suíça aterraram esta quarta-feira na principal autoestrada do país para testar capacidades de emergência do exército helvético, uma manobra que não era realizada em território suíço desde 1991, no fim da Guerra Fria.
O primeiro avião militar, um F/A-18 de fabrico norte-americano, aterrou por volta das 10:00 locais (08:00 em Lisboa) num troço da autoestrada A1 perto de Payerne, a cerca de 50 quilómetros a oeste da capital do país, Berna, noticiou a imprensa local.
Seguiu-se a aterragem de mais três caças, sendo que o exercício prevê que mais quatro aparelhos procedam à mesma manobra durante esta quarta-feira à tarde.
As aterragens efetuam-se no âmbito de um exercício com o nome "Alpha One". Estas manobras eram frequentes nas estradas suíças nos anos 1970 e 1980, mas não voltaram a realizar-se desde o fim da Guerra Fria, como ficou conhecido o período de tensão geopolítica que se instalou depois da Segunda Guerra Mundial entre dois grandes blocos, Estados Unidos da América e a União Soviética, e os respetivos aliados.
Segundo os meios de comunicação social suíços, a deterioração da situação de segurança na Europa devido a fatores como a guerra na Ucrânia justificam o relançamento destes exercícios, que foram realizados dez vezes entre 1970 e 1991.
A secção da autoestrada envolvida no exercício, que é utilizada por cerca de 25 mil veículos todos os dias, está encerrada desde terça-feira e estará interdita à circulação automóvel até quinta-feira. Os condutores têm vias alternativas próximas para as deslocações, de acordo com os 'media' locais.
A autoestrada A1 entre Genebra e St. Marguerite, perto da fronteira austríaca, liga muitas das principais cidades do país de oeste a leste, incluindo Lausanne, Berna, Zurique e St Gallen.