Waze ou Google Maps, qual o melhor?
O Waze e o Google Maps são as duas maiores aplicações de navegação em todo o mundo. É altura de ficares a conhecer o que cada uma oferece.
Se és um leitor assíduo deste espaço, então certamente já te deparaste com várias notícias a dar conta das mais recentes novidades tanto do Google Maps como do Waze. A verdade é que, independentemente da preferência, são daquelas apps que nos fazem questionar como seria possível ‘viver’ sem elas! Provavelmente ainda és do tempo em que as viagens (para fora) eram realizadas com recursos a mapas em papel ou a GPS que não eram propriamente baratos nem totalmente fiáveis.
Assim, hoje vamos falar sobre as duas aplicações de navegação mais populares da atualidade. Juntas somam milhões de utilizadores em todo o mundo. Apesar de ambas pertencerem à Google, oferecem diferentes abordagens à navegação, com funcionalidades únicas que podem influenciar a escolha dos condutores.
O Google Maps é ideal para viagens de transportes públicos, táxi, bicicleta ou a pé já que indica direções detalhadas e horários. O Waze também mostra os percursos dos transportes públicos, mas peca no que diz respeito ao caminho a realizar a pé. Assim, caso utilizes recorrentemente transportes públicos, deves optar pelo Google Maps.
Quando se trata de recursos de segurança durante a condução, ambas as aplicações oferecem opções bastante úteis, como interfaces fáceis de usar e comandos de voz para navegação. No entanto, o Waze destaca-se pela sua interface intuitiva e vibrante, proporcionando uma experiência mais agradável aos condutores.
Tanto o Waze como o Maps dão atualizações de trânsito em tempo real, mas adotam abordagens distintas. O primeiro, que depende dos dados dos utilizadores, oferece atualizações quase instantâneas em áreas movimentadas, garantindo uma resposta rápida a perigos e congestionamentos. Por outro lado, o segundo é mais lento na identificação desses problemas. Ao utilizar o Waze, os utilizadores são solicitados a verificar a existência contínua de perigos ou congestionamentos de trânsito.
Caso a resposta seja negativa, a aplicação remove essas informações dos mapas para todos, desde que os outros condutores concordem. Para a mesma situação, o Google Maps atribui cores, de vermelho a verde. No entanto, não indica as velocidades estimadas dos condutores nem recebe atualizações em tempo real como o Waze. Embora permita aos utilizadores comunicar perigos ou radares de trânsito, não o faz com a eficácia do rival.
O Waze oferece uma análise detalhada do trânsito e das horas de chegada previstas, enquanto o Google Maps fornece informações abrangentes sobre opções de transporte público. Se precisares de explorar diferentes opções de transporte, o Google Maps é mais indicado, mas se estiveres focado apenas na condução, o Waze é a melhor escolha.