Empresas de transporte podem agora pagar portagens em Portugal e Espanha com um novo dispositivo
E sim, este dispositivo também funciona nas passagens da Via Verde e nas SCUT.
A Eurowag, empresa fornecedora de soluções ao nível do transporte rodoviário, está agora a oferecer a certificação European Electronic Toll Services (EETS) em Portugal e Espanha. A Península Ibérica faz agora parte de um portfolio de um total de oito países europeus onde as portagens podem ser pagas através do dispositivo integrado EVA.
As portagens nas estradas e autoestradas portuguesas e espanholas podem ser pagas através da unidade EVA desde 15 de novembro de 2023. Atualmente, os clientes da Eurowag podem também usar o serviço EETS na Alemanha, Hungria, Bélgica, Áustria, Polónia e República Checa, além de pontes selecionadas. A solução, que permite às transportadoras utilizar um único dispositivo para cobrar portagens automática e eletronicamente em vários países, simplifica o pagamento do serviço e aumenta a segurança na estrada.
Os transportadores, gestores e proprietários de frotas poderão tirar partido do dispositivo integrado EVA, que simplifica as operações da frota. Além do serviço EETS, a solução inclui ainda serviços de gestão de frota integrados como planeamento e acompanhamento de rotas de veículos, alertas automatizados para transportadores, informação de gestão de veículos e a tecnologia patenteada de geolocalização Fuel Guard, tudo gratuitamente. A tecnologia Fuel Guard pode comparar a localização do veículo e a localização do cartão de combustível – caso sejam diferentes, o sistema não autorizará o pagamento do combustível. Isto previne efetivamente o roubo de combustível.
A solução de pagamento de portagens da Eurowag melhora assim a segurança e conforto do condutor, poupa tempo aos transportadores graças ao software de gestão de frotas intuitivo e, em última análise, proporciona aos proprietários de frotas dados valiosos para gerir os seus negócios e reduzir os custos. Adicionalmente, o pacote básico de gestão de frotas com as funções essenciais para a operação da frota pode ser expandido com funcionalidades avançadas adicionais numa solução à medida adaptada de acordo com as necessidades de cada cliente. Estas funcionalidades incluem dados CAN Bus, downloads remotos do tacógrafo, e monitorização avançada do condutor com coaching.
Os interessados numa solução de pagamento de portagens EVA com certificação EETS têm apenas de preencher um registo específico do veículo e selecionar os países em que pretendem ativar o serviço de portagem eletrónica. Receberão depois o seu dispositivo EVA no prazo de 2 a 4 dias úteis. Para os atuais clientes da Eurowag, a ativação da EETS para Portugal e Espanha é ainda mais fácil. Basta visitar o portal de cliente Eurowag e editar os detalhes dos veículos específicos na respetiva conta de utilizador.
O único senão? É que este serviço/produto somente está disponível empresas de frotas de camiões.