França altera idade mínima para obter a carta de condução
A idade mínima para obter carta de condução em França baixou de 18 para 17 anos. Por enquanto é apenas para a licença B que permite conduzir automóveis.
A idade mínima legal para obter uma carta de condução em França muda a partir deste início de ano. Até agora, a carta B só podia ser obtida aos 18 anos, no entanto, desde que atendidos alguns requisitos e apenas para a licença B, poderá ser obtida aos 17 anos.
Como dissemos, a idade mínima cai um ano, mas existem alguns requisitos que o requerente para obter a licença deve cumprir para o fazer. Por enquanto é apenas para licenças de automóveis, pelo que neste momento a legislação para as diferentes licenças de motociclos permanece a mesma.
Em junho de 2023, o Primeiro-Ministro francês anunciou esta medida, embora seja agora que entra em vigor com tudo o que implica. A primeira coisa que precisa de saber é que deve ter sido aprovado no exame teórico que pode ser realizado aos 16 anos ou no específico para condução acompanhada que em França pode ser realizado a partir dos 15 anos.
Posteriormente, conforme estabelecido no artigo R221-5 do Código da Estrada Francês, poderão realizar o exame desde que tenham completado 20 horas de condução ou 13 se for para a carta automática.
Depois de aprovados no exame e com 17 anos, os novos encartados poderão circular pelas estradas francesa, mas vão faze-lo com 6 pontos em vez de 12 na carta, com velocidade máxima nas auto-estradas de 110 km/h (o máximo em algumas estrada francesas é 130 ) e não pode exceder 0,2 g/h de álcool. por litro de sangue.
Uma mudança significativa que surge enquanto a União Europeia ainda debate o novo modelo europeu de carta de condução. Estima-se que com esta nova medida, entre 600 mil e 800 mil jovens poderão ter acesso à carta de condução mais cedo em França.